RESPONSÁVEL TÉCNICO: DR. WILLIAM DE SIMONE E DR. WILLIAM BUELAU

Paciente gênero feminino, melanoderma, 28 anos, com significativa perda óssea bilateral localizada entre canino e primeiro pré-molar superior direito e esquerdo (fig. 1 e 2) com queixa de comprometimento estético do sorriso.

HISTÓRICO
Usualmente a reabilitação estética do local é realizada pelo profissional com a utilização de enxerto de tecido conjuntivo, sendo a área doadora o palato para aumento do volume tecidual, técnica esta, que tem como desvantagem, um tempo cirúrgico maior, uma maior morbidade e um desconforto pós-cirúrgico significativo.

A técnica proposta no caso apresentado, foi a utilização de material aloplástico, específicamente hidróxiapatita COL. HAP-91 Ravioli (fig. 3)
em função de sua textura e entrelaçamento, material este de comprovação científica para regularização do volume ósseo.
Após devidamente esclarecida sobre o procedimento, a paciente concordou com sua realização, sendo devidamente medicada.

SEQUÊNCIA CIRÚRGICA
Após anestesia, realizou-se uma incisão em fundo de saco e duas incisões relaxantes, técnica de Newman (fig. 4), deslocando-se o tecido juntamente com o periósteo provocando um afrouxamento total do tecido, expondo o osso maxilar (fig. 5A e 5B).

Em seguida confeccionou-se uma matriz com papel de fio de sutura (estéril) para se cortar o ravióli de hidroxiapatita no tamanho necessário (fig. 6).

Uma vez descorticalizado o osso maxilar para aporte sangüíneo do enxerto, posicionou-se a COL.HAP-91 (fig. 7 e 8).

Após confirmada a posição e volumes corretos, realizou-se a sutura com fio vycril 5-0 (fig. 9).

Para a preservação do leito cirúrgico, foi solicitado à paciente evitar compressão da região bem como manter higienização e escovação cuidadosa.

CONCLUSÃO
A correção do defeito ósseo apresentou resultados satisfatórios após 5 meses (lado direito fig. 10) (lado esquerdo fig. 11), e após 11 meses (lado direito fig. 12) (lado esquerdo fig 13). Evitou-se o uso de área doadora, no caso o tecido palatino, causando dessa forma uma menor
morbidade e diminuindo consideravelmente o tempo cirúrgico com um pós-operatório menos complicado.

Galeria de Fotos