Preservar a saúde bucal faz bem ao corpo

Casos graves de Covid-19 podem estar relacionados a periodontite, segundo estudo conduzido no Catar, onde foram avaliadas radiografias de 568 pacientes que tiveram coronavírus. Foi observado que pessoas com maior gravidade de periodontite tinham riscos três vezes maior de serem entubados, internados na UTI ou de morte por conta do Sars-CoV-2.

Instituições do Catar, da Espanha e do Canada desenvolveram o artigo, publicado no Journal of Clinical Periodontology. Segundo Giuseppe Romito, professor titular da disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, esse trabalho reforça uma hipótese já discutida desde o início da pandemia

“A periodontite gera uma inflamação sistêmica, que vai além da boca. Ela está associada a doenças cardíacas e respiratórias, diabetes e obesidade. E esses problemas são frequentemente ligados aos casos mais sérios de Covid-19”.

Ou seja, a periodontite agrava o processo inflamatório decorrente da infecção, que aumenta o risco de maiores estragos do coronavírus.

Mas atenção: Romito ressalta que a doença gengival não causa a Covid-19. E acrescenta: “Manter uma escovação regular e correta, usar o fio dental adequadamente e visitar o dentista são as únicas formas de controlar a periodontite”. E para quem está receoso de ir a uma clínica odontológica diante da pandemia, o especialista traz uma mensagem tranquilizadora. “O ambiente de um consultório odontológico é seguro. Além dos equipamentos de proteção individual, todos os profissionais sérios seguem as normas de biossegurança estabelecidas pelos órgãos de saúde”,

Fonte: National Library of Medicine